Brazilian news reports that Pope Bento XVI is pro evolution, no kidding
Maybe someone can read it in the "National Catholic Reporter" an article from John L. Allen Jr.
In portughese:
http://g1.globo.com/Noticias/Colunas/0,,7271,00.html
Bento bendiz a evolução e ecoa Dobzhansky
A coluna semanal do vaticanista americano John L. Allen Jr. no jornal "National Catholic Reporter" traz um relato interessante sobre um encontro entre o Papa Bento XVI e padres das dioceses italianas de Belluno-Feltre e Treviso, no norte da Itália. Lá pelas tantas, o pontífice romano resolveu esclarecer sua posição na atual guerra entre o evolucionismo e o criacionismo (atualmente coberto com a pele de cordeiro do chamado Design Inteligente).
O raciocínio comprova que a gente tinha acertado, aqui mesmo no Tubo de Ensaio, ao afirmar que o suposto apoio de Bento XVI ao Design Inteligente foi um erro brutal de interpretação em relação a frases anteriores do bispo de Roma. Vejam o que ele disse agora:
"Ultimamente eu vejo na Alemanha, e também nos Estados Unidos, um debate bastante amargo sobre o chamado criacionismo e o evolucionismo, apresentado como se eles fossem alternativas mutuamente excludentes: qualquer um que acredite num Criador não pode acreditar na evolução, e igualmente qualquer um que acredite na evolução tem de excluir Deus.
Essa oposição é um absurdo, porque de um lado há muitas provas científicas em favor de uma evolução que parece ser uma realidade que temos de ver, e que enriquece o nosso entendimento da vida e da existência como tal.
Mas a doutrina da evolução não responde a todas as perguntas, acima de tudo às grandes perguntas filosóficas: de onde tudo o que existe vem? Como tudo iniciou o caminho que finalmente chegou à humanidade?"
Depois de ler isso, fiquei com uma terrível sensação de deja vù. Onde é que eu tinha visto algo parecido mesmo? A resposta era óbvia:
"Eu sou um criacionista e um evolucionista. A evolução é o método de criação de Deus, ou da Natueza. A criação não é um evento que aconteceu em 4004 a.C.; é um processo que começou há 10 bilhões de anos e ainda está acontecendo."
Quem disse isso? Ora, Theodosius Dobzhansky, um dos pais da moderna teoria evolutiva e responsável por cunhar a frase "Nada na biologia faz sentido se não à luz da evolução".
Algo me diz que, em algum lugar, João Paulo II e Stephen Jay Gould estão sorrindo. Reinaldo José Lopes