Please, is somebody can make the translation. Thank you.
Source: worldfight.net
Por Raphael Paiva
Vítor Belfort é um dos poucos lutadores no mundo que conseguiu uma ascenção meteórica no MMA, com apenas 19 anos Vítor já se tornava o mais jovem campeão da história do UFC, vencendo o torneio do UFC 12, conseguindo o nocaute técnico em Tra Telligman e Scott Ferrozo. Prestes a completar 10 anos de carreira, Vítor é só otimismo em relação a sua carreira e comemora a vinda do segundo filho. O lutador que já enfrentou alguns atuais campeões como Chuck Liddell, Randy Couture e Dan Henderson, revela o desejo de enfrentar Tito Ortiz novamente, opina sobre o monopólio da Zuffa, Wanderlei Silva e muito mais.
Entusiasmado pra chegada do novo herdeiro?
Estou muito feliz! É uma maravilha, uma verdadeira bênção.
Já está morando no Rio de janeiro novamente?
Eu fico no Rio treinando durante a semana, e nos fins de semana volto para a minha família.
Como andam seus treinos na Black House?
Meus treinos estão ótimos, venho treinando não só na Black House onde os treinos são excelentes, mas em casa também, está tudo excelente.
Você pretende lutar o ADCC?
Tenho vontade sim, acho um evento bacana e bem interessante, tenho vontade.
Em algumas de suas lutas você mostra um chão solto e afiado, e na luta com Dan Henderson isso não aconteceu...
Na luta com o Henderson eu fadiguei muito rápido. Meu nível de ansiedade estava muito alto e eu fadiguei rápidinho, foi isso. Quando consigo controlar minha ansiedade, desenvolvo muito mais o meu chão, mas agora estou trabalhando muito, vivo um grande momento da minha vida, e com certeza daqui pra frente virá uma nova fase.
Ainda sobre o Dan Henderson, o que você achou da luta dele com o Wanderlei Silva?
Sinceramente, eu já esperava que o Dan Henderson fosse vencer. Ele é mais lutador que o Wanderlei, e mostrou isso na luta, eu já esperava.
Você venceu o Wanderlei Silva no UFC Brasil, e sempre se mostrou disposto a fazer essa revanche, chegando a desafiá-lo até no Domingão do Faustão, quando venceu o Randy Couture e conquistou o cinturão da categoria no UFC, e no Pride GP de 2005...
De repente ele sabe que não tem condições de me vencer né? Não tem jogo, sei lá, vai saber né? Essa é uma pergunta que só ele pode responder né? Mas sem dúvida nenhuma ele é um grande atleta, tem o seu valor e já mostrou isso. Tenho certeza que essa revanche seria uma grande luta.
A cada nova luta sua os seus fãs esperam o Vítor Belfort de início de carreira, como você encara essa pressão? Você acha que é possível lutar como quase 10 anos atrás?
Já fiquei mais preocupado em relação a isso, hoje penso em dar o meu melhor, o melhor do meu trabalho. Sempre que vou lutar as expectativas são grandes, eu entendo, é normal e isso tem um lado positivo que é muito maior, pode me render frutos maiores. As pessoas reconhecem o valor que tenho para o esporte e tudo mais, as pessoas acreditam em mim, sabem o que eu já fiz pelo esporte. Hoje em dia é entrar lá e colocar em prática o que eu treino, tenho que aprender a lidar com essa pressão, mas como eu disse, hoje me sinto bem mais tranquilo em relação a isso.
Você saiu indignado do UFC para o Pride, quando perdeu para o Tito Ortiz na decisão dos juízes...
Eu acho que está na hora do Tito Ortiz lutar comigo novamente no UFC, tenho desejo de dar uma surra nele. E esse negócio dele querer lutar com o Dana White? Deixa o Dana produzir, ele vem fazendo um excelente trabalho e tudo mais, enfim, queria que o Ortiz aceitasse lutar comigo novamente.
Como você analisa essa unificação de regras entre Pride e UFC?
Acho que já estava na hora, eu sempre falei isso. Sempre fui à favor das regras do Ultimate, a única coisa que eu tiraria são as cotoveladas, que abrem cortes e podem encurtar as lutas. Acho que agora está virando um esporte mesmo, os Fertitta e o Dana White vêm demonstrando um excelente trabalho, só valorizando o esporte. Agora eu espero que eles também valorizem os atletas, aqueles que sempre lutaram pelo esporte e batalharam para o MMA chegar ao nível em que se encontra.
Qual sua estratégia para a luta com o Ivan Seratti?
A estratégia é ganhar a luta, seja em pé, seja no chão. A minha essência sempre foi essa, vencer, a estratégia vai ser essa, vencer ou vencer.
Você acredita que com essa parceria entre K-1, Cage Rage, Strikeforce entre outros, eles podem conseguir bater de frente com o monopólio da Zuffa?
Acho que é importante, como no boxe, onde temos várias organizações. É importante uma integração desses promotores, é importante ter uma concorrência, com o monopólio os lutadores caem, a concorrência é essencial para que os atletas não fiquem na mão do monopólio.
Falando um pouco sobre seu companheiro de equipe Lyoto Machida, você já lutou com o Chuck Liddell e treina com o Lyoto, você acha que ele pode acabar com o domínio do moicano no UFC?
O Lyoto já mostrou que é um grande lutador, mas o Liddell é um lutador diferenciado. O Lyoto tem tudo pra ser campeão, com certeza. Mas acho que primeiro ele tem que se concentrar nessas lutas que estão vindo, tem que se concentrar nisso para ter a oportunidade dele, e quando a hora chegar, com certeza ele estará preparado. Acredito que ele tem condições de conquistar o cinturão sim.
Obrigado pela entrevista, deixe um recado final para os seus fãs que acessam o
www.worldfight.net ...
Queria agradecer o carinho que os fãs sempre tiveram por mim nos momentos de glória e nos momentos de dificuldade, queria pedir que não deixem de dar o suporte que os atletas precisam, e que principalmente não deixem de acreditar no Vítor Belfort. Os fãs pedem que eu volte a ser o que era antes, e eu quero ser melhor do que era antes, mas Deus sabe o que faz, e eu tinha que passar por isso tudo. Fiquem todos com Deus!